14 de janeiro de 2016

Amamentação influencia no alinhamento dos dentes

Pesquisa realizada em 1.300 crianças durante cinco anos prova que má oclusão está relacionada a aleitamento

Bebês de até seis meses de idade devem tomar exclusivamente leite materno, diz OMS. Foto: Various Brennemans/Flickr

Bebês de até seis meses de idade devem tomar exclusivamente leite materno, diz OMS. Foto: Various Brennemans/Flickr

O leite materno é rico em proteínas, vitaminas e minerais que são importantes para a saúde do bebê. Mas uma pesquisa australiana realizada em 1.300 pacientes durante cinco anos conseguiu provar outro benefício do aleitamento.

O estudo comprova que crianças exclusivamente amamentadas até os seis meses de idade têm dentes mais alinhados. A dentição, porém, pode ser atrapalhada caso os pequenos usem chupeta.

Irregularidades na boca como a mordida aberta e o desalinhamento dos dentes apareceram menos em crianças que foram predominantemente amamentadas, segundo a pesquisa. Esse resultado reforça a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que bebês se alimentem apenas com leite materno até os seis meses de idade.

O diferencial desse levantamento, chamado de “Exclusive Breastfeeding and Risk of Dental Malocclusion” (A amamentação exclusiva e o risco de má oclusão dental, em tradução livre), é que ele compara a má oclusão à alimentação exclusiva por leite materno.

Outros estudos dá área já apontavam o mesmo resultado, mas em relação à quantidade de tempo da amamentação, que também interfere na má oclusão, segundo o periódico científico Pedriatics Journal.

No blog da Clínica Rideto, outra pesquisa mostrou que levar crianças ao dentista pode reduzir muitos problemas, como a cárie. Siga acompanhando as novidades aqui.

Comentários deste post