2 de maio de 2016

Pesquisa polêmica relaciona chiclete à saúde bucal

Estudo feito no Reino Unido mostra que hábito reduz restos de alimentos na boca. Mas escovação ainda é mais saudável

chiclete2

No Reino Unido, 35% das crianças com 12 anos têm algum problema na dentição. Foto: Randen Pederson/Flickr

Você provavelmente ouviu durante toda a vida que doces fazem mal à saúde dos dentes, e isso é comprovado pela ciência. Mas agora pesquisadores descobriram que o chiclete sem açúcar pode ser um aliado contra a cárie na dieta de crianças de 12 anos de idade. Polêmico, o estudo foi realizado por cientistas da Universidade Plymouth, do Reino Unido.

Os pesquisadores dizem que mascar chiclete sem açúcar após a refeição evitaria mais de 360 mil idas ao dentista – o que significaria uma economia de 8 milhões de libras para o sistema público de saúde do Reino Unido (National Health Service ou NHS).

A pesquisa, publicada no periódico britânico British Dental Journal, levou em consideração apenas a faixa etária dos 12 anos e descobriu que 35% das crianças com essa idade têm algum problema nos dentes.

Você deve estar se perguntando como a goma de mascar consegue manter os dentes limpos. A explicação está nos componentes do produto, que tem a capacidade de neutralizar os ácidos da boca e remover restos de alimentos presos na dentição, reduzindo o risco de cárie. Antes da atual pesquisa dos cientistas da Universidade Plymouth, outros estudos já ligavam o uso de chiclete sem açúcar à prevenção da cárie.

Outro lado

Apesar de a pesquisa mostrar o benefício do chiclete, os especialistas concordam que escovar os dentes no mínimo duas vezes ao dia ainda é a melhor maneira para manter os dentes livres de germes. “O chiclete traz atividade muscular em momentos que esse músculo deveria estar descansando. Acontece com os dentes também, desgastando todo o sistema rapidamente”, diz o profissional dentista da Clínica Rideto Paulo Augusto Lopes.

Aqui no blog você pode acompanhar mais notícias sobre saúde bucal. Você escova os dentes da melhor forma? Veja sete dicas sobre escovação.

Comentários deste post