5 de junho de 2016

Por que os idosos devem manter a saúde bucal?

Pesquisas mostram que pessoas com mais de 65 anos já perderam boa parte dos dentes. Especialista da Clínica Rideto dá dicas para reverter o problema

Mercado oferece várias opções para tratar a dentição. Foto: Flickr/Reprodução

Mercado oferece várias opções para tratar a dentição. Foto: Flickr/Reprodução

A velhice requer mais cuidado com a saúde bucal e não faltam opções de tratamento para o idoso ter um belo sorriso. Mas pesquisas mostram que a dentição de pessoas com mais de 65 anos é muito prejudicada. Realizado com mais de 7,5 mil idosos no Brasil, o índice de Dentes Perdidos, Cariados e Obturados (CPOD) mostrou que mais de 47% dos pacientes já perderam todos os dentes.
Resultado parecido foi obtido em pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), baseada no Projeto Saúde Bucal Brasil (do Ministério da Saúde), que constatou que aproximadamente 80% dos anciãos têm menos de 20 dentes, enquanto indivíduos de 35 a 45 anos de idade perdiam 12 dentes.
Mas o problema não afeta apenas o Brasil. Longe dos trópicos, um projeto português também revelou que metade dos idosos da terrinha não tem nenhum dente. Qual é a causa dessa situação? “A perda dos dentes nas pessoas está relacionada geralmente à evolução da doença periodontal, principalmente nos idosos, que tem mais suscetibilidade a isso”, diz o dentista da Clínica Rideto Dr. Paulo Augusto Lopes.
Cuidar dos dentes
“É importante a manutenção ou recuperação dos dentes para que o sistema estomatognático possa funcionar perfeitamente, ou seja, para que a gente possa mastigar bem os alimentos”, fala o especialista. O sistema estomatognático é responsável por funções como a mastigação, a deglutição e a expressão do rosto.
Para manter a dentição com boa aparência, existem hoje no mercado opções de procedimentos estéticos que podem ser concluídas em curto tempo, dispensando a dor. “Ter todos os dentes geralmente pressupõe ter uma boa oclusão, o que evita alguns problemas relacionados a dores musculares e de articulação, a exemplo da dor de cabeça”, explica o Dr. Paulo.
Além de manter o corpo funcionando, outra consequência que o sorriso traz ao idoso é a autoestima. “A sociedade hoje demanda estética e uma aparência saudável. Com os idosos, manter os dentes bonitos e saudáveis faz com que a autoestima e a qualidade de vida deles melhorem”. O tratamento estético para correção dos dentes dependerá do problema diagnosticado pelo profissional dentista.

Comentários deste post