A cirurgia de implante dentário é um procedimento que substitui as raízes dos dentes por pinos metálicos, semelhantes a parafusos para que, posteriormente, sejam instaladas coroas fixadas a estes implantes, que substituirão dentes danificados ou ausentes, ou, até mesmo uma prótese do tipo protocolo, indicada para quem perdeu todos ou quase todos os dentes. Ambos têm estética e funcionalidade muito parecidas com as dos dentes naturais, sendo uma boa alternativa para dentaduras ou pontes que não se encaixam bem.
Essa cirurgia pode envolver vários procedimentos e o modo como é realizado depende de fatores individuais da estrutura bucal do paciente, que devem ser avaliadas pelo cirurgião.
A técnica é praticamente indolor. Para isso, utiliza-se anestesia local, que garante um maior conforto ao paciente. Além disso, é realizada em uma região da boca com poucas terminações nervosas, o tecido ósseo, onde, consequentemente, sente-se menos dor.
No geral, a cirurgia para a instalação do implante dentário é um procedimento bastante seguro e o pós-operatório costuma ser tranquilo. O dentista irá prescrever medicações com o objetivo de aliviar possíveis dores e desconfortos no período de recuperação, auxiliar o processo de cicatrização e ajudar no restabelecimento do organismo.