Whatsapp
13 de maio de 2021

Dicas saude e estetica – Blog Rideto

Ter um sorriso saudável, branquinho e bonito é um sonho para muitas pessoas. Mas como conquistar e, principalmente, manter esse sorriso?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ter dentes e gengivas saudáveis e para dar uma ajudinha na estética do seu sorriso:

1- Tenha uma boa rotina de higienização bucal

Escove corretamente os dentes, utilize o fio dental e o enxaguante bucal ao menos uma vez ao dia, preferencialmente após a última refeição, e não esqueça de limpar a língua para remover as bactérias e evitar o mau hálito. Lembre-se, ainda, de trocar a sua escova de dente pelo menos a cada três meses. Essa rotina é básica e fundamental para a manutenção de uma boa saúde bucal.

2- Visite seu dentista regularmente

Apesar da possibilidade de variação de acordo com o caso de cada paciente, em geral, recomenda-se que a visita ao consultório odontológico seja feita a cada seis meses. Nessa visita, verifica-se a saúde bucal, e são realizados os procedimentos básicos necessários, como é o caso das limpezas.

3- Cultive bons hábitos de alimentação

Abuse das frutas, verduras, legumes e fibras. Não exagere no consumo de alimentos como refrigerantes, sucos cítricos, energéticos, vinagres, catchup e até mesmo o café, entre outros. A acidez desses alimentos pode provocar erosão dentária em caso de consumo frequente.

Além disso, é válido ressaltar que o consumo de água, além dos benefícios gerados para a saúde corporal como um todo, ajuda na eliminação dos detritos, açúcares e ácidos, atuando, também, como um aliado da saúde bucal.

4- Considere o clareamento

Algumas pessoas possuem dentes com uma coloração um pouco escura e/ou amarelada dos dentes. Isso pode ocorrer devido aos seus hábitos alimentares, ao uso de determinados medicamentos ou, simplesmente, por conta da falta de cuidados ao longo do tempo.

O clareamento dental é uma das mais comuns e eficientes intervenções estéticas da odontologia e objeto de desejo de grande parte das pessoas que buscam atendimento odontológico. Se feito da forma correta, esse procedimento tem efeitos excelentes e duradouros. A dica desse tópico é sempre buscar um dentista, e correr das receitas “milagrosas” caseiras, pois até mesmo o tratamento feito em casa deve ser orientado e acompanhado por um especialista.

5- Você pode optar por facetas ou lentes de contato

A utilização de facetas e lentes de contato dentais tem estado em evidência nos últimos anos. O procedimento de aplicação é indolor, preciso, relativamente

rápido e a transformação estética proporcionada por ele é capaz de revigorar a autoestima do paciente.

Um detalhe importante é o fato de que muitas pessoas acham que lentes e facetas são a mesma coisa, mas não é por aí não.

As facetas são como pequenas capas para os dentes. Com cerca de 7mm de espessura, elas podem ser feitas de resina ou porcelana (havendo diferenças consideráveis entre esses materiais) e são cimentadas nas faces frontais dos dentes. “Geralmente, necessita fazer desgastes nos dentes para fazer pequenas correções dentárias, além de clarear dentes escurecidos e manchados.

Já as lentes de contato dentárias, também produzidas em resina ou porcelana, são chamadas assim por terem uma espessura muito fina, de 0,2mm a 0,4mm e serem quase transparentes.

É justamente a espessura a maior diferença entre as lentes e as facetas. Essa diferenciação muda não somente a forma como é feito o tratamento, mas também os tipos de dentes que podem recebê-lo. Por isso, é imprescindível que você consulte seu dentista e peça sua opinião acerca do procedimento estético mais recomendado para você.

Você pode conferir mais dicas como essa através do nosso Instagram @ridetoodontologia.

Comentários deste post